joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

Os que mais rapidamente fizeram fortuna foram aqueles mais se destacaram pelo seu CONHECIMENTO e, não menos importante, que também foram capazes de implementar ideias empreendedoras. Jovens como Bill Gates (Microsoft), Larry Page e Sergey Brin (Google) ou Mark Zuckerberg (Facebook) tornaram-se milionários antes dos 30 anos de idade.

Ensino a distância

Já alguma vez esteve numa aula e constatou que gostaria de ver repetido um determinado conceito? Já alguma vez chegou atrasado a uma aula? Já alguma vez esteve indisposto, cansado ou, por qualquer outra razão, com uma menor capacidade para apreender aquilo que o professor/formador estava a transmitir/ensinar?

As respostas a estas questões são, na esmagadora maioria dos casos, "sim!". O problema é que a maior parte das pessoas acaba por se revelar inibida em pedir ao professor/formador para repetir os conceitos e, deste modo, aquilo que poderia ter sido uma aprendizagem produtiva e, certamente, necessária acaba por se perder.

Imagine agora que tem o professor/formador sob seu comando,  e que ele repete até à exaustão a explicação da matéria sem mudar o tom de voz ou dar ares de enfado. Será isso possível no mundo real? A resposta é "sim"... no ensino à distância! Cada aprendente pode ter o seu próprio ritmo de aprendizagem sem prejudicar os seus colegas, pode ter aulas à hora que quiser e, portanto, nunca chega atrasado, nunca estará indisposto e, seguramente, nunca estará a ter uma aula à mesma hora em que preferiria beber umas minis acompanhadas de um prato de caracóis. Se para além de tudo isto tiver ainda acesso a toda a documentação, a exercícios de treino e a sessões de esclarecimento de dúvidas que podem ser colocadas on-line e recebido o apoio em directo, em tempo real, ou em diferido na hora que mais lhe convier, então poderá perceber as reais vantagens do ensino a distância.

Depois há ainda uma outra vantagem a qual é traduzida na expressão corrente "uma imagem vale mais que mil palavras"... referimo-nos, justamente, ao poder comunicacional das imagens. Um discurso monocórdico revela-se quase sempre entediante mesmo que o conteúdo da mensagem seja o mais rigoroso. É por isto que muitos aprendentes revelam resistência às clássicas aulas meramente expositivas... uns porque preferiam o debate, outros porque queriam perceber exactamente do que o professor/formador estava a falar. As aulas em vídeo têm um poder comunicacional reforçado pelo recurso ao som e à imagem, recursos que complementam e ilustram com exemplos aquilo que está a ser transmitido. Assim, se o professor está a descrever um qualquer processo - uma exploração mineira, por exemplo - num vídeo tal explicação surge acompanhada de imagens (animadas, ou não) em que são mostradas as realidades descritas.

Na Indústria do Conhecimento - através da nossa plataforma Moodle - já estamos a proporcionar esse tipo de formação/ensino à distância, direccionado tanto para empresas como para alunos que têm de se preparar para exames (sejam estes do ensino oficial, sejam de uma ordem profissional). O artigo precedente traduz um exemplo em que 3 vídeos foram disponibilizados para ajudar alunos que reclamavam não ter apreendido convenientemente alguns conceitos transmitidos em aula convencional. Temos muitos mais como aqueles "escondidos" na nossa plataforma de ensino a distância, assim como estamos empenhados em preparar todos quantos sejam solicitados pelos eventuais interessados. Contacte-nos através do ícone "Contactos" na primeira página. Se for professor/formador e quiser colaborar connosco na preparação dos materiais de ensino - manuais, exercícios e vídeos didácticos - faça exactamente o mesmo: clique em "Contactos".

Portugal foi pioneiro no ensino à distância - através do projecto Telescola - nos anos 60 do século passado. Hoje, podemos continuar na vanguarda...

Veja um exemplo de uma aula em vídeo...