joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

As maiores fortunas da actualidade estão fundadas no CONHECIMENTO... Carlos Slim (Telecomunicações), Bill Gates (Software), Warren Buffet (Especialista em Mercado de Capitais e Finanças Empresariais)...

A língua falada e a língua escrita

Esqueçam a piada porque - apesar de as aparências estarem contra nós - o assunto que pretendemos tratar é sério.
Primeiro, porque o texto REPRODUZ CORRECTAMENTE a forma como estas pessoas falam.

Segundo, porque a tradição oral continua a ser a principal forma como as línguas se transmitem de geração em geração... qualquer criança aprende primeiro a falar do que a ler e a escrever... se nascer no Alentejo falará exactamente da mesma forma que ouviu falar aos seus ancestrais; se nascer nos Açores irá acontecer exactamente o mesmo.

Terceiro, porque a língua escrita uniformiza e padroniza a língua oral... pelos menos entre as pessoas letradas. Logo a língua escrita deve reproduzir fielmente a linguagem oral eleita como padrão e não, como frequentemente acontece, desvirtuá-la.

Vou dar dois exemplos:

  • Já alguma vez ouviram um velhote - alguém pouco letrado com setenta ou mais anos - a dizer que trabalhou numa "assenha" e que era tão moleiro como os moleiros dos moinhos de vento?
  • Já ouviram alguém falar em ladrões "encapuçados" referindo-se à palavra que, segundo o Português padrão, deveria estar escrita "encapuzados"?

Percebem agora o que queremos dizer?