Ensino a distância
Já alguma vez esteve numa aula e constatou que gostaria de ver repetido um determinado conceito? Já alguma vez chegou atrasado a uma aula? Já alguma vez esteve indisposto, cansado ou, por qualquer outra razão, com uma menor capacidade para apreender aquilo que o professor/formador estava a transmitir/ensinar?
As respostas a estas questões são, na esmagadora maioria dos casos, "sim!". O problema é que a maior parte das pessoas acaba por se revelar inibida em pedir ao professor/formador para repetir os conceitos e, deste modo, aquilo que poderia ter sido uma aprendizagem produtiva e, certamente, necessária acaba por se perder.
Imagine agora que tem o professor/formador sob seu comando, e que ele repete até à exaustão a explicação da matéria sem mudar o tom de voz ou dar ares de enfado. Será isso possível no mundo real? A resposta é "sim"... no ensino à distância! Cada aprendente pode ter o seu próprio ritmo de aprendizagem sem prejudicar os seus colegas, pode ter aulas à hora que quiser e, portanto, nunca chega atrasado, nunca estará indisposto e, seguramente, nunca estará a ter uma aula à mesma hora em que preferiria beber umas minis acompanhadas de um prato de caracóis. Se para além de tudo isto tiver ainda acesso a toda a documentação, a exercícios de treino e a sessões de esclarecimento de dúvidas que podem ser colocadas on-line e recebido o apoio em directo, em tempo real, ou em diferido na hora que mais lhe convier, então poderá perceber as reais vantagens do ensino a distância.
Depois há ainda uma outra vantagem a qual é traduzida na expressão corrente "uma imagem vale mais que mil palavras"... referimo-nos, justamente, ao poder comunicacional das imagens. Um discurso monocórdico revela-se quase sempre entediante mesmo que o conteúdo da mensagem seja o mais rigoroso. É por isto que muitos aprendentes revelam resistência às clássicas aulas meramente expositivas... uns porque preferiam o debate, outros porque queriam perceber exactamente do que o professor/formador estava a falar. As aulas em vídeo têm um poder comunicacional reforçado pelo recurso ao som e à imagem, recursos que complementam e ilustram com exemplos aquilo que está a ser transmitido. Assim, se o professor está a descrever um qualquer processo - uma exploração mineira, por exemplo - num vídeo tal explicação surge acompanhada de imagens (animadas, ou não) em que são mostradas as realidades descritas.
Na Indústria do Conhecimento - através da nossa plataforma Moodle - já estamos a proporcionar esse tipo de formação/ensino à distância, direccionado tanto para empresas como para alunos que têm de se preparar para exames (sejam estes do ensino oficial, sejam de uma ordem profissional). O artigo precedente traduz um exemplo em que 3 vídeos foram disponibilizados para ajudar alunos que reclamavam não ter apreendido convenientemente alguns conceitos transmitidos em aula convencional. Temos muitos mais como aqueles "escondidos" na nossa plataforma de ensino a distância, assim como estamos empenhados em preparar todos quantos sejam solicitados pelos eventuais interessados. Contacte-nos através do ícone "Contactos" na primeira página. Se for professor/formador e quiser colaborar connosco na preparação dos materiais de ensino - manuais, exercícios e vídeos didácticos - faça exactamente o mesmo: clique em "Contactos".
Portugal foi pioneiro no ensino à distância - através do projecto Telescola - nos anos 60 do século passado. Hoje, podemos continuar na vanguarda...
Veja um exemplo de uma aula em vídeo...